Arquivos Mensais: fevereiro 2016

Moscas – O importante é prevenir!

mosca

A proliferação de Moscas e o período de chuva em Teresina, PI

- Biologia da Mosca: A mosca doméstica (Musca domestica) é um inseto tipicamente sinantrópico, ou seja, adaptou-se a viver nas habitações e convívio humana, nos domicílios, áreas urbana e rural, onde encontram alimento, água e abrigo em quantidade favoráveis ao seu desenvolvimento. Assim, a abundância dessas moscas aumenta em locais com baixas condições sanitárias, deficiência na coleta e acondicionamento correto de lixo.

Seu ciclo de vida passa por 4 estágios: ovo, larva, pupa e adulto. Os ovos são depositados normalmente em esterco, material em decomposição ou matéria orgânica em fermentação. Cada fêmea pode depositar cerca de 120 ovos por postura, podendo chegar a 6 posturas. Durante toda a sua vida, uma fêmea pode depositar de 400 a 900 ovos. Dependendo da temperatura, os ovos podem ter um período de 8 a 24 horas, após esse período ocorre  a eclosão das larva . As larvas tem o crescimento relacionado à quantidade de alimento ingerido: larvas mal nutridas crescem menos e darão origem a adultos pequenos. Completam seu desenvolvimento entre 3 e 7 dias, transformando-se em pupas, que é um estágio inativo. A pupa deixa de se alimentar enquanto se desenvolve. Essa fase pode durar de 3 a 6 dias. O tempo de vida de uma mosca adulta varia entre 2 a 12 semanas, dependendo das condições de temperatura e disponibilidade de alimentos.

A mosca doméstica é atraída para locais com matéria orgânica em decomposição e em fermentação, e com umidade. Geralmente as moscas agregam-se em áreas com abundância de lixo e matéria orgânica, onde retiram suas principais fontes de alimentação, disseminando-se em maior abundância em locais com problemas ou déficit de saneamento, esgotos, terrenos baldios, lixo orgânico, lixeiras a céu aberto, caixas de gordura, fezes de cachorros ou gatos, etc.

No período de janeiro a março, Teresina (PI) encontra-se em um período com índices de chuvas maiores e, consequentemente, umidade alta, aliada a temperaturas altas, favorecendo o aumento da população das moscas.

 - Doenças transmitidas pelas Moscas: Entre as doenças mais comuns transmitidas pelas moscas estão a salmonela, conjuntivite, vermes intestinais e disenteria, etc.

 - Medidas preventivas para as Moscas: É importante adotar rotineiramente medidas preventivas visando a eliminação dos focos de criação, tais como:

- Limpeza, higienização e vedação de lixeiras;

- Retirada frequente do lixo;

- Acondicionamento correto do lixo;

- Higienização e desinfecção dos ambientes, principalmente alimentícios e hospitalares (Boas práticas);

- Manter alimentos bem acondicionados;

- Líquidos à base de açucares e cevada evitar exposição;

- Equipamentos como compactadoras de lixo, limpar constantemente o “líquido” que é liberado durante o processo de compactação;

 - Medidas físicas:

- Uso de Armadilhas Luminosas: dispositivos, ecologicamente corretos, para controle de insetos alados com fototropismo positivo, ou seja, tendência a ir em direção da luz.

As armadilhas fornecidas pela EcoTec pragas urbanas, emitem um feixe de luz ultravioleta em seu redor. Esta luz é extremamente atrativa para a maioria dos insetos voadores.

Ao entrarem na armadilha os insetos são capturados em uma placa refil com superfície adesiva, localizada atrás do painel frontal, ficam presos, morrem rapidamente, sem cheiro e nem fumaça. Após monitoramento, o especialista identifica as espécies infestantes capturadas na placa adesiva para tomada de decisão.

- Telamento e vedação de portas e janelas.

- Cortina de ar em portas para áreas de produção e alimentícias;

 - Controle químico – produtos químicos: Deve ser realizado somente por empresa e responsável técnico especialista na área (entomologista), após análise e identificação das espécies infestantes no local. Lembre-se que qualquer produto químico manuseado de forma incorreta pode causar intoxicação, com perigo para a sua saúde, familiares e dos colaboradores do ambiente de trabalho. Além disso, o uso abusivo e inadequado causa resistência desses insetos aos inseticidas.

Todas essas medidas vão contribuir para reduzir a população das moscas e das doenças disseminadas por esses insetos.