Conheça nossos
Serviços
Nossos serviços são executados dentro dos princípios de sustentabilidade e adotamos o manejo integrado de pragas.
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sugere que antes de contratar qualquer empresa para aplicar métodos de prevenção e controle de pragas urbanas é imprescindível verificar o registro da empresa e o responsável técnico deve ser um profissional legalmente habilitado e com registro em seu conselho de classe.
Serviços – Pragas Urbanas
- Controle Integrado de pragas urbanas
- Desinsetização
- Descupinização
- Desratização
- Proteção de madeiramento contra brocas
- Tratamento de carrapatos e pulgas
- Identificação de pragas
- Sanitização de ambientes
- Higienização de caixa d´água e cisterna
O termo Controle Integrado de Pragas (CIP) é oriundo da terminologia utilizada na área Agrícola, onde se adotou a metodologia do Manejo Integrado de Pragas (MIP) que atualmente é usado na defesa fitossanitária.
O MIP foi proposto com o objetivo de um controle de pragas racional e eficiente, promovendo benefícios ao ambiente, ao homem e o menor risco de contaminação. Manejo – traduz a ideia do uso de um conjunto de regras baseadas em princípios ecológicos, considerações econômicas e sociais para a tomada de decisão sobre o controle; Integrado – significa o uso harmonioso de diferentes métodos para o controle de uma determinada espécie de organismo e Pragas – significa todos os organismos conflitantes com o interesse do homem.
A definição adotada pelo painel da FAO enuncia: ‘Manejo Integrado de Pragas é o sistema de manejo de pragas que no contexto associa o ambiente e a dinâmica populacional da espécie, utiliza todas as técnicas apropriadas e métodos de forma tão compatível quanto possível e mantém a população da praga em níveis abaixo daqueles capazes de causar dano econômico”.
O manejo integrado ou controle integrado de pragas tornou-se o paradigma preferencial para as atividades que visam a atenuar o impacto de pragas – doenças de plantas, ervas daninhas e animais vertebrados ou invertebrados – na produção agrícola, na saúde humana e veterinária, e nas estruturas urbanas e rurais.
O CIP é hoje perfeitamente adequado as pragas urbanas e preconiza os princípios originais para o manejo racional de pragas urbanas. Adotado e utilizado por especialistas em pragas urbanas.
Para a operacionalização do MIP ou CIP é fundamental a correta identificação da pragas, o conhecimentos sobre sua biologia e ecologia, e o relacionamento com os diferentes ambientes infestados.
A EcoTec pragas urbanas realiza o Controle Integrado de Pragas (CIP) em cinco fases distintas:
- Inspeção;
- Identificação;
- Medidas corretivas e preventivas;
- Controle das pragas identificadas;
- Avaliação e monitoramento.
Serviço para desinsetizar ambientes infestados por insetos.
São métodos de controle químicos como: pulverização (residual e iscas residuais), atomização, termonebulização e polvilhamento, além dos métodos de controle com iscas na forma de gel inseticida.
Os produtos utilizados na desinsetização são exclusivos para o ambiente urbano (domissanitários) e registrado no Ministério da Saúde. É proibido o uso de inseticidas fitossanitários (usados na agricultura) nos ambientes urbanos.
Contrate os serviços de uma empresa especializada, que possua Licença de Funcionamento e Alvará da Vigilância Sanitária, com Responsável Técnico presente e registrado em seu órgão de classe.
É o processo de controle de cupins de madeira seca, subterrâneos e arborícolas no meio urbano. Cada grupo de cupins-praga tem características de infestação diferenciadas e são agrupados pelo seu hábito de nidificação.
É de extrema importância a correta identificação da espécie de cupim e o conhecimento da sua biologia e ecologia. Muitas vezes é difícil identificar a presença de cupins que entram nas construções por túneis subterrâneos e que podem estar distantes do local onde foram detectados.
Para o controle de cupins são utilizados produtos domissanitários registrados no Ministério da Saúde. São realizadas medidas preventivas e curativas para o controle de cupins na pré-construção e construção, o monitoramento, barreiras, remoção, tratamentos, etc.
Para cada situação é importante sempre procurar um profissional qualificado para avaliação e o efetivo controle com segurança e eficiência.
É o controle de roedores por meio da eliminação de ratos presentes nos diferentes ambientes.
É imprescindível a eliminação de ratos em residências e empresas por todos os problemas de saúde que podem causar. É necessário um profissional especializado, pois ele identificará a espécie do rato presente e conhecendo sua biologia poderá resolver o problema de forma de forma eficiente e segura.
A desratização será realizada diferentemente em função dos ambientes serem externos ou internos. Internamente uso preferencial de iscas adesivas e externamente iscas raticidas de ação anticoagulante.
Brocas-de-madeira são insetos xilófagos, cujos adultos são os besouros (Coleoptera), pertencem a um grupo taxonômico distinto dos cupins (Isoptera).
São adotadas medidas preventivas ou curativas, que para serem eficazes é necessária a identificação correta da espécie da broca, o conhecimento sobre sua biologia, hábitos e danos.
Carrapatos e pulgas são ectoparasitas que podem trazer sérios problemas para os animais domésticos (cães e gatos). Além do incômodo, doenças são transmitidas aos animais.
O controle desses ectoparasitas são realizados tanto no ambiente quanto no animal. Estima-se que mais de 90% da população dos carrapatos e pulgas estão no ambiente, e o restante nos animais. As medidas preventivas são indicadas também para ajudar na redução e eliminação desses ectoparasitas
Pulgas e carrapatos são de difícil controle, podem estar no solo, escondidos em frestas de pisos e paredes, madeiras, gramas, tapetes, carpetes, etc. Portanto, consulte sempre um médico veterinário para tratar seus animais e um profissional qualificado em pragas urbanas para tratar o ambiente.
Realiza a identificação de espécies pragas infestantes, com elaboração de relatório diagnóstico.
Identificação de pragas como cupins, formigas, moscas, pulgas, entre outras pragas urbanas, com a emissão de laudos técnicos e indicação de controle.
A identificação correta das pragas urbanas é fundamental para o processo de controle de pragas urbanas, otimizando e tornando eficiente o serviço de controle de pragas urbanas.
Os resultados são sempre positivos na redução do uso de produtos químicos, com prevenção de riscos para o ambiente e saúde humana.
– Sanitizar: significa reduzir microrganismos críticos para saúde pública em níveis considerados seguros, com base em parâmetros estabelecidos.
EFICÁCIA: para atingir o nível requerido de sanitização ou desinfecção, o produto químico em questão deve ser aplicado a uma certa concentração durante um período de tempo especificado. Estes parâmetros são descritos no rótulo do produto (FISPq) e devem ser seguidos para se obter o controle desejado. É importante garantir uso de produtos adequados para aplicação em determinados setores, como hospitalares, alimentícios, dentre outros, e registrados pela ANVISA e Ministério da Saúde.
A EcoTec pragas urbanas encontra-se de acordo com a nova RDC no 52, de 22 de outubro de 2009 e RDC no 20, de 12 de maio de 2010 – ANVISA que dispõe sobre normas e documentações de funcionamento de empresas especializadas na prestação de serviços de controle de vetores e pragas urbanas. E seguindo a missão da empresa em inovação e satisfação dos Clientes, estamos aptos conforme autorização da Vigilância Sanitária de Teresina/PI a executar procedimentos de Sanitização e Desinfecção de ambientes, conforme as Normas Técnicas da ANVISA – Nº 22, 26 e 34 DE 2020 para a Desinfecção de ambientes é indicado produtos a base de quaternário de amônio 5ª geração e peróxido de hidrogênio estabilizado e tensoativos biodegradáveis, que são amplamente empregados nas indústrias de cosméticos, farmacêuticas, hospitalares, alimentícias e domissanitárias.
Após a aplicação do produto no ambiente com equipamento adequado (atomizador/nebulizador a frio), e quando ocorrer a reentrada de pessoas no ambiente que foi desinfectado, o mesmo possivelmente retornará a ter a ocorrência de microrganismos, pois o produto não tem efeito residual, não fica no ambiente. Por esse motivo não é emitido certificado de garantia.
O serviço de desinfecção e higienização de caixa d’água é realizado seguindo os procedimento da legislação vigente do Ministério da Saúde
- Resolução ANVISA no. 216, de 15 de setembro de 2004
- Portaria ANVISA 2914 de 12 de dezembro de 2011
A EcoTec pragas urbanas atende as normas de trabalho em altura NR 35 e trabalho em espaço confinado NR 33.
As atividades do processo de desinfecção e higienização constam dos seguintes itens:
- Procedimentos de Segurança
- Avaliação
- Identificação
- Equipamentos e Ferramentas
- Limpeza de Caixa d’ água
- Para limpeza de caixas d’ água que estiverem identificadas como espaço confinado, devem ser seguidos os procedimentos para entrada e saída de espaço confinado, e a área de trabalho deve ser liberada pelo responsável autorizado;
- As limpezas nas caixas d’água deverão ser feitas, no mínimo duas vezes por ano, sendo anotadas em planilha de controle e realizações dos serviços, assinadas pelo responsável da área onde o trabalho foi executado e armazenadas em arquivos;
- Os equipamentos de proteção individual serão indicados no momento da liberação do espaço confinado pelo responsável da Empresa.
Existem mais de 35.000 espécies de aranhas no mundo que podem ser uma perturbação no lar. Elas são atraídas por calor, espaços pequenos e escuros, tais como fendas na parede, os cantos das paredes, as entradas de ar, e os beirais da sua casa. Existem, no entanto, outras espécies de aranhas que preferem ficar mais perto do exterior, tecendo as suas teias no seu jardim ou perto da sua iluminação exterior.
A forma mais eficaz para afastar as aranhas é limitar a sua fonte de alimento. Isto inclui eliminar moscas mortas, bichos de conta, milípedes, centípedes e outros insetos rastejantes.
Escorpiões são animais pertencentes ao filo dos artrópodes, com hábitos noturnos, facilidade de entrada e abrigo em diversos ambientes, predadores e que se alimentam de insetos como: baratas, grilos, cupins, aranhas, entre outros. Algumas espécies estão muito bem adaptadas ao meio urbano. São encontrados com facilidade em esconderijos escuros e úmidos. Seus inimigos naturais são algumas aves, répteis (como lagartos), anfíbios e algumas espécies de aranhas.
Dentre todos os animais peçonhentos, os escorpiões são responsáveis pela maior parte dos acidentes no Brasil, superando, atualmente, o número de acidentes com serpentes em território nacional.
O escorpião pode se dispersar pelo transporte de madeiras, caixas de frutas, materiais de construção, móveis, vestimentas e qualquer outro material onde esteja escondido. Entre as medidas que podem ser tomadas para prevenir o aparecimento de escorpiões, estão:
- Identificar e remover os locais com entulhos e restringir possíveis abrigos;
- Manejar adequadamente o lixo e a vegetação no ambiente; manter quintais e áreas externas limpas (aceiros)
- Corrigir frestas e bloquear possíveis pontos de acesso;
- Reduzir a disponibilidade de alimento, realizando o monitoramento e o controle de infestações que são predadas, como é o caso da barata e aranhas.
- Para que não ocorram acidentes é muito importante ficar atento e, ao menor sinal, realizar o controle de escorpiões e aranhas com uma EMPRESA ESPECIALIZADA, que poderá utilizar os produtos devidamente registrados para esta finalidade e específicos para estes animais.
Fornece uma prestação de serviço por profissional qualificado e especialista em pragas urbanas. O foco é encontrar a melhor ação e decisão estratégica para auxiliar os gestores da empresa.
O serviços de consultoria são desenvolvidos por meio de diagnósticos e tem o objetivo de determinar as necessidades do cliente, identificar soluções e recomendar ações. As medidas a serem executadas são específicas para cada clientes e ajuda em todo o processo de gestão da empresa na tomada de decisão.
Capacita e treina colaboradores na atuação do controle de pragas urbanas por meio de palestras direcionadas para boas práticas, segurança do trabalho e orientações sobre pragas urbanas.
A qualificação dos colaboradores e funcionários de uma empresa é essencial no sucesso dos processos e melhorias de uma empresa, especialmente na prestação de serviços do controle de pragas urbanas. Os resultados são sempre positivos e tornando os colaboradores proativos e preparados para as necessidades da empresa.